top of page

Representações Gráficas

 

Síntese Gráfica e Icônica dos Espaços Livres de Uso Público para Práticas Sociais do Município de Vila Velha - ES (2018 - 2019)

Imagem1.png

No âmbito da pesquisa “Sistema de espaços livres de uso público de Vila Velha-ES”, os espaços livres de práticas sociais, em especial as praças da Regional Grande Centro e Ibes, foram analisados considerando aspectos socioambientais e urbanos. Tal pesquisa gerou um série de informações que para melhor acesso e compreensão da população, os dados poderiam ser melhor sistematizados em um catálogo, formado com elementos pictográficos ilustrando o que os espaços públicos analisados oferecem. Neste sentido, essa pesquisa visa desenvolver uma síntese gráfica e icônica, para melhor interpretação e leitura, da análise socioambiental de espaços livres, a partir das informações coletadas na pesquisa citada. A representação gráfica é um componente importante do processo projetual arquitetônico, urbanístico e paisagístico, enquanto ferramenta de registro, análise e comunicação. Através do desenho, os elementos, aspectos, conceitos e relações presentes nos projetos de arquitetura e urbanismo são melhor percebidas e compreendidas. A Diagramação revela-se como um modo de representação e/ou de apresentação de analises ou elementos , facilitando a compreensão e a materialização do pensamento, rica de conteúdo e de expressão, para além das palavras que são da ordem da linguagem verbal.

Integrantes: Clovis Aquino de Freitas Cunha; Larissa Leticia Andara Ramos; Luciana Aparecida Netto de Jesus; Suzany Rangle Ramos; Sérgio Ronaldo Skrypnik Michalovzkey

Bolsista: Vinicius Pereira Soares

Representação Gráfica para Humanização Projetual dos Espaços Livres de Uso Público do Municipio de Vila Velha - ES (2018 - 2019)

DesenhosPedroHenriqueIC3semtexto.jpg

A partir dos dados levantados pela pesquisa vinculada “Sistema de espaços livres de uso público de Vila Velha-ES” pretende-se utilizar a representação gráfica digital e analógica como processo de intervenção projetual de humanização, utilizando como estudo um dos espaços livres tratados na pesquisa. A representação gráfica é um componente importante do processo arquitetônico, urbanístico e paisagístico,

pois abrange várias etapas do processo projetual até a conclusão da obra, e se revela  fundamental nas fases iniciais de concepção do projeto. Portanto será investigada a representação gráfica digital combinada com desenho à mão como processos contemporâneos de representação e concepção de projetos, assim como espera-se fomentar um debate crítico através de analise teórico-prática dos meios de representação digital mais relevantes e disponíveis na UVV, como exigem o mercado de inovação e a academia.

Integrantes: Clovis Aquino de Freitas Cunha; Larissa Leticia Andara Ramos; Luciana Aparecida Netto de Jesus; Suzany Rangle Ramos; Sérgio Ronaldo Skrypnik Michalovzkey

Bolsista: Pedro Henrique Siman Caffarello

Gerenciamento de dados para produção de mapas sínteses do estudo sobre Espaços livres de uso público da Regional Grande Aribiri, Vila Velha - ES (2018 - 2019)

Imagem1.jpg

Este plano está vinculado ao Projeto de Pesquisa "Espaços livres de uso público da Regional Grande Aribiri, Vila Velha - ES" e se baseia na investigação dos espaços livres da área de estudos a fim de identificá-los, classificá-los e analisá-los dentro do cenário urbano, com foco na contribuição destas áreas para a qualidade de vida urbana e a construção de cidades inclusivas. As atividades previstas para este plano compreendem o gerenciamento do mapeamento georreferenciado dos dados coletados em campo bem como a correlação dos mesmos na produção dos mapas sínteses relacionados as fases interpretativa e propositivas da pesquisa.

Coordenador: Carlos Alberto Kuster Pinheiro

Colaboradores: Clovis Aquino de Freitas Cunha; Larissa Leticia Andara Ramos; Suzany Rangle Ramos

bottom of page