top of page

Espaços Livres de Uso PúBlico

 

Para Brincar
Para Pedestre

Vivência urbana do pedestre em vias públicas da Região Grande Centro, Vila Velha - ES: Estudo dos aspectos socioambientais e espaciais

capa2.jpg

A cidade contemporânea sofre com um processo de adensamento que pressiona e ignora os espaços públicos da cidade, afetando diretamente a vivência urbana, além disso, a evolução dos veículos individuais torna cada vez menor o espaço do pedestre, que é cada vez mais prejudicado ao caminhar nas cidades. A partir desse cenário, pretende-se verificar aspectos que contribuem para qualidade da vivência urbana  e sociabilidade do pedestre em vias públicas, a partir de um método de análise gráfico, tendo como recorte a Regional Centro de Vila Velha-ES. Espera-se estabelecer uma reflexão crítica da urbanidade em vias públicas de bairros residencias, a fim de contribuir no desenvolvimento de intervenções futuras que priorizem o pedestre.       

Integrantes: Larissa Leticia Andara Ramos; Ana Paula Rabello Lyra; Luciana Aparecida Netto de Jesus; Suzany Rangel Ramos

Bolsista: Camila Suellen Venturim Belisario

Estudo dos Espaços Livres para Brincar em Vila Velha (2018 - 2019)

Espaço para brincar

Pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializam o ciclo completo da convivência urbana. Busca-se realizar uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, tendo como recorte as Regionais  Grande Centro, Grande Ibes e Grande Aribiri,  município de Vila Velha-ES, de modo a verificar e compreender de que maneira estes espaços estão incluindo as infâncias contemporâneas.

Integrantes: Larissa Leticia Andara Ramos; Ana Paula Rabello Lyra; Luciana Aparecida Netto de Jesus; Suzany Rangel Ramos;

Bolsistas: Paula Vivas; Layra Marques Paixão; Giullianna da Silva Sangali de Mello   

Para o Idoso

Vivência nos espaços livres de uso público para práticas sociais em um cenário de envelhecimento populacional : Estudo da Região Central de Vila Velha, ES (2018 - 2019)

img_78.jpg

O Envelhecimento populacional é um fenômeno demográfico em constante crescimento e em destaque na realidade brasileira . Ao envelhecer , as premissas e paradigmas dos indivíduos mudam , inclusive em relação à mobilidade e acessibilidade, e a relação deste público com os espaços livres urbanos, também se alteram. Neste sentido, o presente plano de estudo tem como objetivo verificar a qualidade socioambiental e urbana dos espaços livres de uso público para pratica social, considerando o público idoso e suas necessidades. Pretende-se com este trabalho contribuir com reflexões que possam melhorar a segurança e autonomia dos idosos em espaços públicos, permitindo sua inclusão social de forma mais efetiva.

Enclaves Fortificados

Cidades de Muros: A percepção socioambiental dos moradores acerca dos "Enclaves Fortificados” do bairro Praia de Gaivotas, Vila Velha (2017 - 2018)

2.png

O bairro Praia de Gaivotas, município de Vila Velha-ES tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Grandes empreendimentos habitacionais surgiram na região, segregados do contexto urbano, configurando-se como “enclaves fortificados”. São empreendimentos fechados por muros altos e opacos, com pouca relação com o exterior e que vendem uma falsa sensação de segurança, pois resultam um entorno não convidativo à circulação e à permanência de pessoas. Neste sentido, a pesquisa busca analisar a percepção socioambiental dos moradores do bairro Praia de Gaivotas, em relação ao entorno destes novos empreendimentos habitacionais que estão surgindo na região, a fim de refletir sobre os efeitos da arquitetura na vitalidade urbana.

Integrantes: Larissa Leticia Andara Ramos; Ana Paula Rabello Lyra; Fernanda Rozo Maranhão

Bolsistas: Iolanda Possamai da Luz

Integrantes: Larissa Leticia Andara Ramos; Ana Paula Rabello Lyra; Luciana Aparecida Netto de Jesus; Suzany Rangel Ramos

Bolsista: Rhaquel Souza de Paula​

em Vitória - ES

Análise socioambiental de espaços livres de uso público de Vitória (2017 - 2018)

DSC_1026.jpg

Os espaços livres de uso público possuem função socioambiental de destaque dentro do contexto urbano, pois possibilitam aumentar a qualidade de vida das pessoas, a vivacidade urbana, bem como, propicia o exercício da cidadania e outras atividades sociais. Neste sentido, esta pesquisa, busca realizar uma análise socioambiental de espaços livres de uso das áreas verdes existentes no município de Vitória-ES, em especial na Regional 09- Jardim da Penha e  Regional 06 afim de identificá-las, classificá-las dentro do cenário urbano e calcular o atual índice de áreas verdes por habitante da área analisada, de forma a compará-lo com referências nacionais e internacionais. Como resultado espera-se realizar um diagnóstico da demanda de espaços públicos necessária para garantir qualidade socioambiental urbana local, bem como desenvolver uma análise crítica de eventuais deficiências que dificultam o uso e a apropriação dos espaços já existentes.

Integrantes: Luciana Netto de Jesus; Karla Moreira Conde; Larissa Leticia Andara Ramos

Bolsistas: Amanda Lovatti Koffér; Isabella Cardoso Wolkart

Estudo dos espaços livres de uso público para práticas sociais, de equilíbrio ambiental e espaços potenciais em Vila Velha - ES (2015 - 2018)

IMG_3573.JPG

Esta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, classificados em três tipologias: para práticas sociais, de equilíbrio ambiental e espaços potenciais, que favorecem a integração, o desenvolvimento de atividades sociais, a vitalidade urbana, constituem a paisagem urbana, favorecem o microclima e contribuem para a qualidade de vida urbana. A pesquisa visa realizar uma análise qualitativa e quantitativa desses espaços, tendo como recorte as Regionais Grande Centro (1), Grande Ibes (2) e Grande Aribiri (3), do município de Vila Velha-ES, a fim de identificá-los, classificá-los e analisá-los dentro do cenário urbano.

Integrantes: Larissa Leticia Andara Ramos; Ana Paula Rabello Lyra; Luciana Aparecida Netto de Jesus

Bolsistas: Mariana Menini; Natália Brisa; Natiele Dalbó; Ohanna Ferri; Patrícia Scarpart; Rhaiani Almeida; Suzany Rangel

de Equilibrio Ambiental e Potenciais
bottom of page